Física




Nanociência/Nanotecnologia

A palavra Nanociência é uma combinação de "nano", termo que vem do grego e significa anão com a palavra "ciência" que vem do latim e que significa conhecimento. Nanociência é o estudo de materiais em escala nanométrica, na ordem de 10-9m, ou seja, porções muito pequenas que não podem ser vistas a alho nú. Um nanômetro, também podemos dizer para um melhor entendimento, é um milionésimo de milímetro, ou seja, em torno de 80 mil vezes menor que a espessura de um fio do nosso cabelo, e para enxergarmos a olho nú temos que ampliar 10 milhões de vezes.
Já a nanotecnologia é o desenvolvimento e criação de coisas a partir do menor possível, de dispositivos e materiais que utilizam o controle da matéria nesta escala nanométrica. Isto acontece a partir de um controle em nível atômico, manipulando átomos e moléculas, utilizando algumas técnicas e ferramentas que já existem e outras que ainda estão sendo estudadas e desenvolvidas com o objetivo de colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Alguns materiais e produtos que existem hoje devido a nanotecnologia são: pinturas com revestimentos de nano partículas, que são contra arranhões e corrosão, roupas leves e confortáveis, mas com alta resistência física que bloqueiam radiações, filtros solares com maior absorção de raios UV, vidros autolimpantes, e muitos outros. A nanotecnologia já está trazendo enormes conseqüências econômicas, sociais, ambientais e militares. 

Muitos protetores solares já contêm nanopartículas de óxido de zinco ou de óxido de titânio. As fórmulas mais antigas de protetores usam partículas maiores, que é o que dá à maioria dos protetores sua cor esbranquiçada. Partículas menores são menos visíveis, o que quer dizer que quando você esfregar o produto na sua pele, ele não vai proporcionar uma cor esbranquiçada. Existem protetores que são feitos de nanopartículas biodegradáveis, feitas, por exemplo, com óleo de buriti e outros materiais usados pela indústria cosmética, substâncias ativas que oferecem alta proteção aos raios UV, são resistentes à água, e ficam mais tempo na pele que pelo fato de as partículas serem em escala nanométrica elas grudam na porosidade natural que temos na pele.

Está sendo produzido no Brasil uma máquina de lavar roupas, que graças a nanotecnologia, é capaz de eliminar 99,9% das bactérias que ser formam na sua cuba, lugar onde as roupas são depositadas. A lavadora é coberta por uma resina especial de polipropileno (plástico) nanoestruturado com partículas de prata dando uma ação antimicrobiana a ela.  Este efeito desinfetante da resina acontece através das cargas positivas (íons) da prata que atraem as cargas negativas das bactérias e causam a ruptura de sua membrana celular pela diferença de potencial entre a parte interna e externa do microorganismo provocando sua morte.
 
Existem dois tipos de nano robôs que estão sendo pesquisados e desenvolvidos, os orgânicos (bionanorrobôs), e os inorgânicos. Os orgânicos serão fabricados a partir de estruturas de DNA e materiais orgânicos inspirados em bactérias e vírus, a principal função será identificar bactérias e vírus com ação negativa dentro do corpo para destruí-los. Já os inorgânicos vão ser revestidos com estruturas de diamantes mecanicamente manipuladas e terão aplicações mais amplas, como realizar cirurgias não-invasivas e enviar medicamentos a células e órgãos específicos. Os nano robôs podem ser introduzidos no corpo, seja por via oral (ingerindo) ou intra-venosa (pelo sangue), e então identificariam e destruiriam células cancerosas ou infectadas por vírus, podendo também regenerar tecidos.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBASyT5C_C7tThN60eNigkH44gLJg3tugheh-Llh2lJySQ_xZXBQhP0kxYqaXDbaIlXVcdnJKbsEzvgQX_XnfSmaCHaM7cZ41eN2yBypbpX1M2VxRz5Im3YDOJ3AN_Q9RyFM9wcoWrB2nU/s320/nanobots%5B1%5D.jpg

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBASyT5C_C7tThN60eNigkH44gLJg3tugheh-Llh2lJySQ_xZXBQhP0kxYqaXDbaIlXVcdnJKbsEzvgQX_XnfSmaCHaM7cZ41eN2yBypbpX1M2VxRz5Im3YDOJ3AN_Q9RyFM9wcoWrB2nU/s1600/nanobots%5B1%5D.jpg